Skip to main content
olabombinhas olabombinhas

um site gatofeinado

Descobre teus dons

“Há diferentes dons, mas há o mesmo espírito; e há diferentes maneiras de servir, contudo há o mesmo Senhor; e há diferentes atividades, contudo é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.” – 1 Coríntios 12:4-6.

Bagheera, desde que entramos no mundo, cada um de nós é uma unidade completa, uma combinação de elementos que produzem um desenho exclusivo, o qual dificilmente se repetirá em outro corpo. Mesmo entre vários irmãos de mesmo pai e de mesma mãe é raro encontrar duas personalidades idênticas em tudo.

Dentro desse esquema único, que produz em cada um de nós a lei da herança genética, estão assinaladas as habilidades que poderemos cultivar. Milhões, oprimidos por este sistema deficiente em que vivemos, não chegam sequer a descobri-las. Outros lamentam o resto da vida não poder cultivá-las depois de tê-las descoberto.

Em teus anos escolares, te ensinam a apreciar uma quantidade de coisas que a humanidade tem feito através dos tempos. Talvez em um dado momento, teu coração bata com força, com uma ânsia quase dolorosa, para alcançar um alvo desejado. Então começou a descobrir tua vocação. Não cedas às suas demandas se não se harmonizar com o propósito de Deus para a humanidade.

Tua vocação deve ser nobre, construtiva, capaz de enriquecer espiritualmente a outros. Isso podemos dizer apropriadamente da música, da poesia, da pintura artística, da escultura, da jardinagem, da arquitetura e tantas outras ocupações saudáveis do talento humano que são, por sua vez, idiomas que nos comunicam grandes ideias e nos inspiram para apreciar a vida e enaltecê-la.

Acima de todas as vocações nobres que o homem pode cultivar, a de servir ao Deus verdadeiro e participar na sua obra de salvar vidas deve estar acima de todas. As mais nobres aspirações humanas devem se harmonizar com essa vocação superior. Por outro lado, as que se choquem com ela te deixarão vazio e frustrado, como a um pássaro que se desvia da rota de migração e que nunca chegará a seu destino.

Te lembras do que acontecia com os indígenas que povoavam as terras sul-americanas? Por ignorar o valor do que possuíam, se deslumbravam com objetos insignificantes e trocavam o precioso ouro por espelhinhos e badulaques coloridos que os homens civilizados colocavam diante deles. É preciso aprender a avaliar, a justificar o real valor das oportunidades que Deus nos deu, para não permitir que ninguém nos obrigue a rebaixá-las.

Se não for agora, então será no mundo do futuro que está tomando forma entre o povo de Deus, teus dons naturais terão aplicação junto com tantas outras coisas que Deus não lhe deu neste sistema de coisas para embelezar tua vida e a dos que, formando uma roda de mãos dadas a teu redor, fazem parte de tuas mais queridas amizades.


“Assim diz Jeová, seu Resgatador, o Santo de Israel: “Eu, Jeová, sou o seu Deus, Aquele que ensina o que é melhor para você, Aquele que o guia no caminho em que deve andar.” – Isaías 48:17.

“O homem pode traçar no coração o seu caminho, mas é Jeová quem orienta os seus passos.” – Provérbios 16:9.